O choro do povo de Deus

Jesus chorou.

— João 11:35

Imagina o choro de Jesus, que coisa tremenda! Não podemos esquecer que Jesus era 100% homem e 100% Deus, que se despojou da Sua glória, se fez menor do que os anjos, se fez homem para poder cumprir nesta terra todas as ordenanças da lei, morreu, perdoou os nossos pecados, ressuscitou e está assentado ao lado do Pai.

Na sua humanidade, Jesus também sofria, e em sua divindade, Ele se compadecia do sofrimento das pessoas. Então, este versículo é de extrema profundidade - e levaríamos dias para falar sobre ele - mas nós queremos falar do choro dos homens e das mulheres de Deus, do Seu povo, um choro de dependência Dele.

 

Mas, porque Jesus chorou?

Porque Jesus amava Lázaro, Marta e Maria. Quando Ele chega e Lázaro está morto, e vê que Marta e Maria estavam em profundo sofrimento, Ele chora por dois motivos: pela dor pessoal Dele, e pela dor daqueles que Ele amava. Então, chorar é uma ocasião humana e nós choramos porque a nossa alma pode estar partida, por situações de tristeza, alegria, até mesmo por simplesmente sentir o toque do Espírito Santo. Inúmeros são os motivos pelos quais o ser humano chora.

Paulo fala em 2 Coríntios, capítulo 4, versículos 8 e 9:

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

Esta foi uma maneira dele expressar que são condições que causam lágrimas, que trazem sofrimento para a nossa vida, mas que em Deus nós temos os resultados, ainda que estejamos atribulados, perplexos, desesperados e abatidos.

 

Nós devemos chorar diante de Deus até que Ele responda!

Jeremias diz:

Os meus olhos choram, não se fecham, e não há descanso, até que o Senhor atenda e veja lá do céu.

— Lamentações 3:49.50

Não é inútil, não é em vão. Jesus chorou diante de vários hipócritas e fariseus, e enquanto eles O julgavam, Ele sabia, sim, ELE SABIA que o milagre ia acontecer.

Você pode não estar exteriormente derramando lágrimas, pode estar bem vestido, dentro de um bom carro, ter um bom emprego, mas o seu coração pode estar chorando, a sua alma pode estar suplicando diante de Deus, porque o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis, sem cessar, até que Ele olhe do céu e responda. Este não é um choro vergonhoso, mas sim de humilhação, da dependência Dele!

 

Paulo era um perseguidor dos cristãos, quando de repente teve um encontro com Deus, abandonando a sua vida passada e passando a viver pregando o evangelho, se tornando um perseguido. E ele diz em Atos 20:19:

Servindo ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e provações que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;

Até mesmo a decisão por Cristo nos traz às lágrimas, pois é uma cobrança diária. E esta vida com Ele tem perseguições, e o choro tem razões, tem causas, tem motivos e tem solução em Jesus.

E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.

— 2 Timóteo 3:12

 

Em Joel, um tempo muitíssimo complicado em que até mesmo os animais choravam pela misericórdia do Senhor, encontramos:

Todavia ainda agora diz o Senhor:  Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. [...]

Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?

— Joel 2:12 e 17

Deus estava falando profeticamente neste texto: “Qual é o problema? Qual é a dificuldade? As coisas não estão boas? Chorem! Se quebrantem! Busquem a minha presença!”. E tem mais, os líderes também devem chorar. Chorar pela igreja, pela família, pelos irmãos, pela cidade. Chorem os sacerdotes! Para que a vergonha seja retirada do povo de Deus e que não perguntem “Onde está o seu Deus?”, mas que antes digam: só o Senhor é Deus!

 

Não estamos falando do choro de desespero, mas sim de se humilhar perante o Senhor! E o melhor? O próprio Deus é quem nos consola.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

— Mateus 5:4

O Senhor não está procurando autocomiseração, aqueles que dizem “coitadinho de mim, faço tudo certinho”. Não! Ele não quer isso. Ele está procurando pessoas que desçam as suas lágrimas naquele vaso que está em Sua presença, lágrimas de perseguição, de dor, de sofrimento, mas jamais de homens e mulheres autopiedosos.

Porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

— Apocalipse 7:17

 

Ninguém determina nada pra Deus, a gente busca em Deus aquilo que Ele mesmo determinou para as nossas vidas.

 

Os que semeiam em lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos.

— Salmos 126:5.6

 

A bíblia diz, não é fácil. Ainda que o choro dure a noite, pela manhã você voltará por este caminho e colherá com cânticos de alegria tudo aquilo que com lágrimas foi semeado. Aleluia!

 

Estudo ministrado pela Pra. Marta Rebouças no dia 17 de Dezembro de 2014.

0  Comentários

 
Deixe um comentário
  Clique aqui para cancelar a resposta.
O email não será publicado.