Efeitos da presença de Deus em nós

Salmos 42

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?

— Versículo 2

Este é um salmo muito lindo com toda essa linguagem poética, mas na verdade este salmo é a expressão que mostra o conflito da alma de uma pessoa.

A alma é a parte do homem que é a nossa mente, pensamentos, sentimentos, onde temos armazenado todas as nossas emoções. O espírito é aquela parte que fica morta pelo pecado e que vive quando o Espírito Santo vem habitar em nós, e neste lugar nós somos ministrados pelo Espírito de Deus. Mas a alma é a parte pensante, a parte dolorosa da nossa vida, porque o espírito ministrado pelo Espírito se enche de fé, de esperança e alegria. Já a alma não, ela quando está diante de circunstâncias de tristeza, sofrimento, aborrecimento, angústia, insegurança, ansiedade, a alma sofre, porque a nossa mente é limitada aos recursos humanos que nós temos; então muitas vezes nós nos deparamos com conflitos porque nós sentimos insegurança, ansiedade, temos desânimos, preocupações, nós nos abatemos. E este salmo é justamente o conflito de alguém que passou por estes momentos, coisas que humanamente todos nós temos, porque muitas coisas acontecem nas nossas vidas, coisas emocionais, financeiras, espirituais, familiares, coisas do dia a dia que atingem essa nossa parte humana chamada alma, trazendo todo este conflito.

O salmista chegou num momento deste que nós também chegamos, e ele começou a expor isso em palavras; e ele se lembrou daqueles momentos que nós temos com Deus - momentos de experiência quando Ele fala e a gente ouve, fica cheio do Espírito e nos alegramos e sentimos prazer na presença de Deus -, e ele começou a comparar estes momentos: "Olha a diferença que existe nos momentos em que eu estava sendo ministrado, que eu estava ministrando, porque estava tudo bem na minha vida, e olha como eu estou agora que estou preocupado, ansioso, angustiado, inseguro, e eu preciso ter um encontro com Deus. Quando eu me verei perante a face de Deus?". Porque ele faz esta pergunta? Porque ele sabe que quando nós estamos na presença de Deus, quando nós temos a presença de Deus, nós somos renovados. Os cultos são oportunidades de sermos renovados emocionalmente, fisicamente, espiritualmente; é uma oportunidade porque o Espírito Santos está agindo sobre nós. Então, o salmista tem este conflito e ele mesmo fala pra si "Vai passar! Esse momento vai passar.", porque a presença de Deus é poderosa pra trazer um efeito contrário ao que nós estamos sentindo. Mas quando nós estamos nestes conflitos da alma, como é difícil dizermos para nós mesmos que este momento vai passar e que a presença de Deus vai trazer um efeito sobre todo este sentimento e que vai melhorar. Este estudo é sobre como nós ficamos perante esta insegurança e os efeitos que a presença de Deus pode trazer na nossa vida.

Estes efeitos, às vezes nós observamos, que eles são passageiros na vida das pessoas, porque às vezes eles ficam somente relacionados ao momento do culto - por causa do mover da unção, do Espírito, da comunhão, da palavra -, então é muito fácil estar dentro da igreja, porque é um lugar seguro: palavra ministrada, louvor ministrado, você ministrando e sendo ministrado, comunhão, é tudo muito bom, mas quando você volta para o seu dia a dia que você tem que sair da sua zona de conforto espiritual e tem que enfrentar suas dificuldades, os seus problemas, tudo é mais difícil. Então, este efeito da presença de Deus não pode estar somente relacionado aos cultos, ele tem que ser contínuo, tem que estar presenta nas nossas vidas. Por isso o salmista escreveu e teve um momento em que ele expressou algo que todos nós sentimos, porque ele diz assim "As pessoas ainda acabam me perguntando: Cadê o Deus que você serve? Onde está a sua fé? Porque você está se comportando assim? Porque tuas atitudes estão desta maneira? O que você está fazendo na igreja?", e é assim que as pessoas dizem lá fora. Quando as pessoas nos veem em baixa, elas nos cobram. Então ele falou assim "Poxa vida, se até as pessoas estão perguntando, eu preciso tomar uma atitude.", e então ele olha para si e diz "Minha alma, porque está sofrendo tanto? Vamos fazer o seguinte: esperar em Deus, porque você ainda vai ver a bondade do Senhor na sua vida.". Então este conflito dele foi transformado numa necessidade clara: "Eu preciso da presença de Deus, porque ela trará efeitos benéficos na minha vida que vão me ajudar a sair deste momento.".

Nenhum de nós é super-homem suficiente pra não passar por estes momentos de conflito, todos nós temos. Você se depara com situações e circunstâncias no nosso dia a dia que nos abatem mesmo, só que a presença de Deus pode mudar o que nós estamos sentindo.

Muitas vezes a nossa alma fica dominada pela ansiedade, que é uma preocupação exagerada, que traz sofrimento, porque você fica em busca de uma resposta que não consegue ter e que tem que aguardar.

A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.

— Provérbios 12:25

Concorda com a palavra de Deus? Você só fica ansioso por aquilo que você não pode fazer, porque aquilo que você pode, você vai lá e resolve. Mas tem coisas que você não pode fazer e isso se torna uma ansiedade, e a bíblia diz que isso é um conflito que abate o coração do homem, mas que uma boa palavra o alegra, ou seja, a presença de Deus é poderosa pra transformar o abatimento da ansiedade em alegria. A alegria do Senhor não é passageira, porque quando algo de Deus chega na nossa vida, o salmista disse "Eu preciso da Sua presença, porque ela vai mudar o que eu estou sentindo.", e quando a presença Dele está em nós e que vem uma palavra na nossa vida, que testifica em nosso coração, ela não é passageira, ela vai cumprir, porque a bíblia diz que a palavra de Deus vem sobre nós, cumpre o que Ele deseja e só depois ela volta para Deus, porque a palavra Dele nunca vem vazia. Seu coração pode estar ansioso, preocupado, inquieto, desesperado, mas a palavra de Deus vem e te dá a certeza de que Ele vai cumprir na sua vida. Foi isso que o salmista disse "Estou abatido, minha alma está abatida, mas eu preciso da presença de Deus, porque ela vai me trazer um efeito contrário ao que estou sentindo.".

Nos momentos de dificuldades é uma luta buscar a presença de Deus e devemos dizer para nós mesmos como o salmista disse "Você está fraco, a tristeza está te abatendo, o que as pessoas estão falando a seu respeito está te desanimando, mas espera ai, toma jeito, eu preciso da presença de Deus. Quando estarei em Sua presença e quando eu me verei face a face ao Senhor?", porque o conflito faz com que nos abatemos, a bíblia diz. É isso o que o inimigo quer, porque quando você está assim, você não ora, não louva, não adora, não clama, não lê bíblia, não tem jeito, porque você só quer ficar no seu sofrimento, remoendo as condições de dor e de tristeza. Pode até te abater, mas a presença de Deus nos alegra, porque a alegria no Senhor é a nossa força!

Tem momentos em que nós nos sentimos inseguros, e insegurança é aquilo que te dá incerteza, medo; porque quando você está seguro, é como se você estivesse com os dois pés no chão e as mãos firmes em alguma coisa e nada te abala, já insegurança é quando não está firme em alguma situação. A insegurança é um mal, porque ela nos faz temer não a Deus, mas as circunstâncias, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã e como vai ser o futuro. O salmista sentiu isso. A bíblia diz o seguinte:

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal.

— Provérbios 1:33

Mas não é fácil, são tantas inseguranças que assola o nosso coração que você fica instável, mas o Senhor diz "Não se preocupa não, porque quem está ouvindo a minha voz, quem está ouvindo a minha palavra, sendo ministrado pela minha verdade, habitará seguro, pode ficar tranquilo e não precisa ter medo de nada!". A nossa alma sofre, a nossa alma tem conflitos, mas Deus nos dá segurança, a presença Dele tem efeitos contrários aos conflitos humanos da nossa vida.

Nós temos uma luta espiritual constante, desde o início da criação o propósito do inimigo é destruir o ser humano. Nós temos que ser fortalecidos nessa verdade. A insegurança vem não porque nós não amamos à Deus, não porque nós não cremos Nele, mas porque nós somos humanos, porque nós temos temores e medos humanos, mas o Senhor disse "Você está ouvindo a minha voz, a minha palavra? Então não se preocupa, pode ficar tranquilo, porque você está habitando em lugar seguro.".

Muitas vezes a nossa alma é dominada pela inquietação, que é fruto de uma angústia. Veja o Salmo 31, escrito por Davi:

Tem compaixão de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu corpo.

— Salmos 31:9

Davi fala para Deus "Eu preciso da Sua misericórdia, porque estou inquieto e atribulado. Então, Senhor, preciso ter um encontro com Seu amor, graça e misericórdia.", porque misericórdia significa sentir exatamente aquilo que você está sentindo, e só quem pode sentir o que você está sentindo é Deus. A dor humana é intransferível, mas Deus é o único que pode sentir exatamente o que você está sentindo. O salmista do Salmo 42 estava em profunda tristeza, mas sua alma anelou pela presença de Deus. Se a presença de Deus traz efeitos contrários aos conflitos, a presença do inimigo intensifica o que você está sentindo, e quando você traz a presença de Deus, a do inimigo tem que sair.

A alma pode atingir um estado depressivo que pode ser causado por tristezas, momentos que nós passamos, circunstâncias que nós enfrestamos e podemos ter um estado depressivo, e este estado sempre quer que você fique sozinho, se isole. É muito perigoso, é preciso reagir e falar como o salmista "A minha alma anela pela Tua presença! Quando, ó Deus, eu terei a Tua presença de volta? Vem aqui ó Deus, to cheio de sofrimento, de lutas, mas vem e me visita com o Seu poder, vem de encontro comigo!". É isso que o estado depressivo precisa fazer, porque quando você fica remoendo as tuas dores, mágoas, preocupações, amarguras, você vai se isolar e o inimigo pode dominar a sua vida, e você realmente pode adoecer. Homens de Deus podem passar por estes estados, podem querer se afundar, e o inimigo cria circunstâncias para isso.

Ele, porém, entrou pelo deserto caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro, e pediu para si a morte, dizendo: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

— 1 Reis 19:4

O que está acontecendo aqui? Elias está num momento depressivo da sua vida, e ele entrou neste estado porque nem sempre a gente vê a justiça operante na nossa vida. Muitas vezes você faz o bem e recebe o mal em troca, e chega uma hora que cansa, e Elias cansou; sofreu tanto e quis que sua vida acabasse. O estado depressivo nos leva a chegar num momento e dizer "Chega!", mas Deus olha dos céus, por isso que ele disse "Eu preciso da presença de Deus na minha vida.". Elias sofreu uma condição a nível de nação, país, circunstância nacional, mas sabe o que a bíblia fala? Que Deus reverteu toda essa situação, Ele mandou o anjo, colocou pãozinho, levou a botija de água, mandou ele levantar, andou mais um pouco, ai reclamou mais um pouco, o anjo foi lá de novo com outro pão quentinho, outra botija de água, agora anda mais um pouco, tem uma caverna, entra lá e agora Deus fala "Quem falou que acabou? Se levanta porque eu ainda tenho coisa pra fazer na sua vida. Vai, porque não acabou por aqui.". Amém? O salmista foi muito claro: "Estou vivendo num parafuso, mas espera ai, tem Deus na minha vida.", e a presença Dele pode mudar todas estas circunstâncias. Elias ainda caminhou muito, ainda foi ungir rei, profeta e depois foi arrebatado no fogo.

São coisas que a alma tem, e no Salmo 145 fala sobre o desânimo:

O Senhor sustém a todos os que estão a cair, e levanta a todos os que estão abatidos.

— Salmos 145:14

Se a nossa alma for tomada pelo abatimento, pelo desânimo, o Senhor sustém. Primeiramente, vacilar é ficar em meio termo: nem em pé e nem caindo; e sabe o que o Senhor faz? Te pega e coloca na mão Dele. Isso significa sustém. Talvez você está achando que você vai cair, que não vai suportar, que as angústias são maiores do que a tua fé e esperança, Ele apruma os que estão prostrados, Ele te pega, coloca de pé e diz assim "Fica firme porque você está na minha mão! Você não vai cair não, não vai vacilar, não vai ficar prostrado, porque eu sou o Teu Deus.", é o que a bíblia está dizendo: sustém, está na mão de Deus.

Quando as pessoas ficam tristes, como o salmista disse "Até os meus olhos mostram a minha tristeza.", a tendência é se afastar. E estas situações nos enfraquecem, mas lembre-se que a presença de Deus tem efeitos poderosos na sua vida. Não se tranque dentro de casa, não se isole, tome uma atitude como o salmista tomou. Não espere que o seu pastor faça por você, pois as mesmas necessidades que você tem, ele também tem. É você quem precisa se posicionar. Você sabe o que a presença de Deus traz? Tudo o que Ele é.

A presença de Deus nos restitui a confiança:

Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é seu auxílio e seu escudo.

— Salmos 115:11

Confiar no Senhor é só para quem teme à Ele, então a presença de Deus restitui a confiança Nele, e também outra coisa:

O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.

— Provérbios 19:23

Salomão diz neste provérbio que a presença de Deus nos leva a viver e nos enche de alegria. Não são os conflitos da nossa alma que vão ser maiores do que os efeitos de Deus na nossa vida. A confiança no Senhor traz vida e satisfação, traz grande alegria para cada um de nós. O salmista entendeu e chegou a conclusão "Porque você está assim alma? Já sofreu demais. Vai buscar a presença de Deus, traz a Sua presença, que as coisas vão acontecer na sua vida.".

Quando você estiver nestas situações discorridas, extremamente preocupado, lembre-se deste estudo, lembre-se que a presença de Deus traz um efeito contrário ao que sua alma sente. Que Ele é o único que pode nos trazer satisfação, que pode trazer alegria, que pode nos conduzir à vida.

 

Estudo ministrado pela Pra. Marta Rebouças no dia 14 de Janeiro de 2015.

7  Comentários

Thainan Correa - Janeiro 29, 2015 às 17:21 - Responder

Estudo simplesmente conduzido pelo espirito santo. Obrigada Deus por falar ao meu coração.

Daiani - Julho 18, 2016 às 00:21 - Responder

Palavra Incrível!

- Setembro 07, 2016 às 09:24 - Responder

GOSTEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Ina - Maio 31, 2017 às 10:49 - Responder

Maravilha de revelação! Presença do Espirito Santo. Obrigado Sr. Deus!

Sandra - Julho 28, 2017 às 22:28 - Responder

A paz do Senhor! Gloria a Deus por este estudo maravilhoso, tenho meditado neste salmos e tenho feito dele minha oração, este estudo me fortaleceu e pude sentir o toque de Deus em minha vida!Deus seja louvado!

Izildinha - Setembro 02, 2017 às 15:57 - Responder

Palavra consoladora e cheia de esperança

Taiane correia - Fevereiro 05, 2018 às 17:04 - Responder

Obrigada senhor! Não será os conflitos da minha alma que será maiores que os efeitos de Deus na minha vida. Glória a Deus pela tua vida, essa palavra me fez sentir a presença do Espírito Santo.

 
Deixe um comentário
  Clique aqui para cancelar a resposta.
O email não será publicado.